Erros contábeis costumam ser um problema sério. De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal. Esse é um dado que assusta. O motivo é que pendências fiscais costumam ser a origem de dores de cabeça muito maiores. Em alguns casos, que podem levar à falência.
Por outro lado, o dado mostra porque determinadas empresas fazem da questão fiscal o seu diferencial de mercado: elas sabem lidar bem com suas questões contábeis e fiscais.
É por isso que preparamos este conteúdo. Saiba mais sobre os principais erros contábeis e como evitá-los.
Principais erros contábeis
Existem problemas de natureza contábil que estão na raiz das maiores dores de cabeça enfrentadas pelas empresas. Os principais são os seguintes.
1. Fazer os cálculos errados
É importante que os cálculos sejam feitos corretamente para evitar multas e juros. Problemas na hora de calcular costumam estar na origem dos erros contábeis mais comuns.
Normalmente o cálculo equivocado acontece quando não há o devido cuidado com os registros e análises dos resultados da empresa.
2. Deixar de utilizar os relatórios como ferramentas importantes para o negócio
Os relatórios contábeis são úteis para a tomada de decisões na empresa. Inclusive para facilitar os cálculos.
Por isso, quando são ignorados ou utilizados de forma inadequada, a empresa não consegue garantir estar sempre em dia com as suas obrigações fiscais e tributárias. Logo, a tendência é que mais dia, menos dia, sofra com as consequências desse erro.
3. Não realizar o pagamento de tributos adequadamente
Esse é um erro grave que pode levar a prejuízos maiores. Pior ainda quando eles se acumulam.
Muitas empresas sequer têm maior controle sobre o prazo estabelecido para os pagamentos, ou com a forma adequada para fazê-los.
4. Não implementar uma gestão de documentos eficaz
A gestão de documentos é fundamental para garantir que a empresa esteja sempre em dia com as suas obrigações fiscais e tributárias.
Quando isso não acontece, a tendência é o surgimento de problemas como dificuldade para conferir dados e fazer a declaração dos ganhos para a Receita.
5. Misturar finanças pessoais com as finanças da empresa
Esse é um erro mais comum em empresas familiares, especialmente as de pequeno porte. Sem separar as finanças pessoais das finanças da empresa, além de administrar mal o caixa, a tendência é que esse tipo de gestão faça com que os problemas fiscais e tributários se tornem comuns.
6. Emitir notas fiscais de forma equivocada
Esse é um erro que pode levar a problemas fiscais e tributários até mais graves. As notas são o caminho para a Receita Federal avaliar se há ou não sonegação. Por isso, é importante que as notas fiscais sejam emitidas de forma adequada para evitar multas e juros, além de outros problemas mais sérios.
Dicas para evitar erros contábeis
Entendendo quais são os maiores problemas, passa a ser necessário criar meios para lidar com eles. O fato é que com o mínimo de organização, não é difícil de fazer. É por isso que vale a pena conferir as dicas abaixo e garantir que a sua empresa não estará tão sujeita aos problemas comuns entre aquelas que cometem erros contábeis. Confira.
1. Erros relacionados aos impostos
Para controlar a incidência de erros em relação a tributos é fundamental cuidar de duas exigências:
-
contar com uma ferramenta para registar os impostos que a empresa precisa pagar e para fazer os cálculos de cada um deles corretamente;
-
estar sempre atualizado sobre as mudanças na legislação fiscal e tributária.
2. Pagamento inadequado de tributos
A regra é fazer o pagamento dos tributos adequadamente e sempre dentro do prazo estabelecido. Para tanto, o ideal, além de atribuir essa tarefa a especialistas, é contar com um cronograma. Isso ajuda a gestão a não se perder em relação às suas obrigações.
3. Desorganização dos documentos fiscais
É importante que você tenha uma gestão de documentos eficaz. Isso pode ajudar a evitar problemas fiscais e tributários. Por isso, a dica é criar tanto um espaço físico quanto um espaço virtual dedicado para esse fim, e fazer o acompanhamento periódico e comparativo de ambos.
4. Não estar atento às mudanças e atualizações
É importante que o responsável pela parte fiscal esteja sempre atualizado sobre as mudanças na legislação fiscal e tributária. E o ideal é que isso seja feito por meio de cursos, palestras e eventos da área contábil.
Sua empresa pode investir em um profissional para tanto ou terceirizar essa parte do negócio. De qualquer forma, é fundamental contar com um especialista.
5. Não contar com profissionais capacitados
Ainda em relação ao último tópico, vale lembrar que tentar assumir o controle fiscal sem experiência é um problema grave.
O recomendado é contar com profissionais capacitados em serviços financeiros e contábeis para ajudar a evitar erros contábeis. Seja feito por membros da equipe ou por empresas terceirizadas, este é um controle que pode fazer a diferença no futuro do empreendimento.
A importância da boa gestão contábil para evitar erros contábeis
O controle da parte contábil é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A realidade é que uma gestão contábil eficiente pode ajudar a empresa a evitar erros contábeis e fiscais. Só que mais do que isso, permite a ela criar diferenciais a partir desse controle mais eficaz.
Vale lembrar que essa gestão pode ajudar a empresa a ter uma visão mais clara da sua situação financeira do negócio. Isso pode ajudá-la a tomar decisões mais criteriosas para evitar problemas e investir no seu crescimento corretamente.
Também é a boa gestão contábil que pode ajudar a empresa a identificar áreas que precisam de melhorias e implementar mudanças para ganhar eficiência. Logo, isso pode reduzir os custos e aumentar sua lucratividade.
A Mapah é uma empresa especializada em serviços contábeis, fiscais e tributários e pode ser uma grande aliada para auxiliar nas questões contábeis da sua empresa. Com profissionais capacitados e experientes nessa área, a Mapah pode criar os meios para o empreendimento passar a ter uma gestão contábil altamente eficiente para evitar falhas e simplificar processos.
Agora que conhece os principais erros contábeis e sabe como lidar com eles, confira as soluções da Mapah e saiba como ela pode te ajudar nesse processo.