&ev=PageView&noscript=1"/> Por que ter uma inteligência empresarial aliada à contabilidade?
Empresarial

Por que ter uma inteligência empresarial aliada à contabilidade?

Publicado em 15/08/2023
Por que ter uma inteligência empresarial aliada à contabilidade?

Inteligência empresarial é a atividade de inteligência aplicada à atividade econômica em uma empresa. Mais conhecida como BI, sigla para Business Intelligence, seu objetivo é encontrar vantagens para o negócio trabalhando com análise de dados e gerenciamento de informações.

Assim, podemos dizer que a inteligência empresarial é um conjunto de estratégias que se concentra em informações. A ideia é:

  • obter;

  • selecionar;

  • analisar e;

  • gerenciar informações relevantes para a empresa.

No geral, a inteligência empresarial está associada à tomada de decisões, ao planejamento estratégico e ao melhor posicionamento no mercado em que determinado negócio está inserido. É sobre isso que vamos nos aprofundar agora.

Como funciona

A inteligência empresarial geralmente se dá por meio de um processo que envolve todo um trabalho com as informações mais relevantes para um negócio.

Assim, na coleta de dados, é determinado qual tipo de informação é útil e qual o objetivo que se deseja alcançar. Uma vez feita a coleta das informações, é hora de os responsáveis definirem as métricas para interpretá-las.

É importante ter em mente quais são as informações que mais interessam aos setores específicos da empresa. Essa distribuição é essencial para garantir que, mais do que trabalhar com dados, a empresa consiga, de fato, extrair deles o que cada departamento precisa para funcionar melhor.

A partir desse trabalho com os dados, a inteligência empresarial consegue ser útil em relação a planejamentos estratégicos, tomada de decisões gerenciais e posicionamento de mercado.

Como a inteligência empresarial pode ser aplicada na contabilidade

contabilidade é responsável por fornecer informações financeiras para a gestão das empresas. E o uso de tecnologias de BI é útil nesse sentido, pois permite uma análise mais detalhada e inteligente de dados. Assim, com elas é possível contar com insights valiosos para a administração financeira e estratégica. Alguns exemplos de como isso pode ser feito aparecem nos seguintes casos.

Na análise financeira avançada

Por meio de softwares de BI, é possível fazer uma análise financeira bastante completa e precisa. Com ela, as empresas têm como encontrar padrões e tendências nos dados contábeis. Isso permite uma melhor compreensão da saúde financeira, identificação de oportunidades de melhoria e projeções para o futuro do negócio.

Em relatórios personalizados

Com a inteligência empresarial é possível criar relatórios personalizados. E isso ajuda a identificar as necessidades específicas da empresa. Com eles, os gestores podem selecionar os indicadores e métricas mais relevantes, obtendo informações sob medida para futuras tomadas de decisões.

Na detecção de fraudes

Por meio do BI, as empresas conseguem fazer análises sofisticadas de seus dados contábeis. Especialmente quando querem identificar fraudes ou irregularidades. Isso permite a adoção de medidas preventivas e corretivas para evitar perdas financeiras futuras.

Em previsões financeiras

É possível trabalhar com a análise de dados históricos e a utilização de algoritmos de previsão. Assim, essa inteligência empresarial pode ajudar com previsões financeiras. Isso permite que a gestão se antecipe a cenários futuros e tome medidas para tornar seu desempenho financeiro mais interessante.

No monitoramento em tempo real

Essas soluções de BI permitem o monitoramento em tempo real das informações contábeis. E isso cria as condições para os gestores tomarem decisões rápidas e bem informadas. Tal capacidade é muito importante em crises ou no surgimento de mudanças ameaçadoras no mercado.

Na integração de dados

Com a inteligência empresarial é possível contar com a integração de dados de diferentes fontes e sistemas. Isso inclui sistemas de gestão financeira e contábil, por exemplo. Assim, é possível trabalhar com uma análise abrangente de informações relevantes em um único local.

No planejamento orçamentário

A BI trabalha com a análise de dados históricos e projeções futuras. Assim, ela pode ajudar na criação do planejamento orçamentário da empresa. Consequentemente, ela facilita a definição de metas realistas e o acompanhamento do desempenho financeiro em relação ao orçamento ao longo do tempo.

Quais são as vantagens da inteligência empresarial na contabilidade

Análise de dados

A inteligência empresarial permite que as empresas organizem, processem e cruzem suas informações geradas na rotina contábil. Assim é possível identificar padrões e tendências para o negócio. A ideia é que isso possibilite uma gestão muito mais consciente e uma oferta de serviços mais estratégicos aos clientes.

Otimização da tomada de decisões

Esse tipo de inteligência pode ajudar a otimizar a tomada de decisões por meio de um trabalho com informações precisas e atualizadas para os gestores. Isso permite que eles tenham uma ação mais consciente e assertiva, com base em dados concretos.

Acompanhamento de KPIs

Da mesma forma, a inteligência empresarial também pode ser útil no acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) da empresa. Dessa forma, os gestores têm como monitorar o desempenho da empresa em tempo real e agir rapidamente para corrigir quaisquer problemas ou aproveitar oportunidades.

Eficiência operacional

A automação de tarefas de rotina ajuda a reduzir o tempo gasto em processos manuais e ajuda a aumentar a eficiência operacional.

Melhoria do relacionamento com o cliente

A inteligência empresarial tem como auxiliar na aproximação com o cliente e assim melhorar o relacionamento comercial justamente por dar à empresa maior controle sobre as operações. Tendo dados precisos à sua disposição, ela pode deixar no passado a fase de tomada de decisão por puro “achismo” e agir de maneira embasada.

Como aplicar a inteligência empresarial na contabilidade?

Passo 1. Comece com a automatização de processos

Escolha softwares de gestão empresarial que podem agilizar as rotinas operacionais no escritório contábil, como cálculo de tributos, classificação fiscal de documentos e análise dos indicadores de resultado.

Passo 2. Faça a análise de dados

Comece a organizar, processar e cruzar as informações geradas na sua rotina contábil procurando identificar padrões e tendências no negócio. Isso permite uma gestão mais consciente e a oferta de serviços mais estratégicos aos clientes.

Passo 3. Otimize a tomada de decisões

Utilize as informações precisas e atualizadas geradas pela BI para tomar decisões mais conscientes e assertivas, tendo sempre uma base em dados concretos.

Passo 4. Invista no acompanhamento de KPIs

Utilize a inteligência empresarial para acompanhar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) da empresa. A ideia é que isso permita o monitoramento do desempenho do projeto em tempo real e também uma tomada de decisão mais rápida, seja para corrigir eventuais problemas ou para aproveitar oportunidades.

Passo 5. Trabalhe na melhoria do relacionamento com o cliente

Por fim, utilize esse recurso para aproximar o cliente e melhorar o relacionamento com ele. Utilizando dados precisos e insights obtidos através da análise avançada, é viável entender melhor as necessidades e preferências do cliente, além de identificar oportunidades de aprimoramento nos serviços prestados. 

Transforme o controle dos seus processos em algo intuitivo com a solução de BI da Mapah, o Mapah Hub. Com isso, é possível automatizar uma série de processos operacionais, gerando inteligência contábil para seus clientes.

Assim, o trabalho com certidões, relatórios, entre outros, pode ser simplificado a partir de uma plataforma altamente sofisticada. Em resumo, essa é a melhor forma de contar com um BI contábil decisivo para a melhor organização da sua empresa.

Com parceiros como a Mapah, isso fica muito mais fácil. Conheça a fundo a nossa solução e faça dela um elemento decisivo no sucesso da sua organização.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir