Mapah News

Mapah News

Mapah News

A importância da organização societária e tributária para empreendimentos imobiliários turísticos

 Turismo Compartilhado

A correta organização societária e tributária para os empreendimentos imobiliários turísticos é de suma importância no processo de estruturação do negócio, pois pode gerar grande benefício econômico e financeiro ao empreendimento”, é o que afirma o contador, especialista tributário, auditor e sócio do Grupo Mapah, Manoel Estevam.

Com o crescimento cada vez mais expressivo dos empreendimentos turísticos, principalmente de multipropriedade, fica evidente que é um modelo que veio para ficar e sai na frente quem se organizar melhor, afinal de contas, uma boa organização societária, contábil e tributária pode diminuir os custos e aumentar sensivelmente os lucros do negócio.

Passados três trimestres do ano, as preocupações se voltam para o planejamento do ano seguinte e, segundo as perspectivas de mercado, há boas e más notícias para o setor. Decisões que envolvem os modelos de negócio e suas obrigações estão em amplo debate pelas esferas do governo e certamente causarão impacto.

Superado os impactos da pandemia, o setor turístico promete para o próximo ano uma retomada ascendente, tendo em vista a grande demanda reprimida causada por conta da restrição da circulação das pessoas desde o início de 2020.

Manoel Estevam afirma que atualmente existem vários modelos de estruturação de um empreendimento imobiliário, que vai desde uma SCP, parceria imobiliária, consórcio até permuta física ou financeira. Cada um reserva suas particularidades no que diz a estrutura societária, custo tributário, gestão administrativa e a própria viabilidade financeira. “Entender o cenário e estudar cada possibilidade com um olhar macro e voltado para diminuição dos custos e maximização dos lucros é o que chamamos de inteligência gerencial tributária voltada para o negócio’’, pontua Estevam.

Ainda segundo o executivo, a inteligência gerencial é obtida a partir do estudo e avaliação de diversos campos da administração das empresas: a contabilidade, controladoria, escrita fiscal, área financeira e ainda a parte jurídica, por isso é necessária uma equipe multidisciplinar que seja capaz de ir a fundo nesse estudo e apontar os melhores caminhos.

Lista de Conteúdos

Cadastre-se e fique por dentro!

Receba atualizações diretamente no seu email