AUDITORIA DE PROJETOS E OBRAS

O crescimento e as mudanças no setor da construção civil ocorrem de forma frequente e acentuada. É evidente o volume de recursos que os setores governamentais e privados destinam a este mercado que desperta o interesse crescente de investidores em geral. Diante deste avanço, as empresas do ramo imobiliário se profissionalizam e os gestores direcionam esforços para a rentabilidade dos seus empreendimentos. Por outro lado, as construtoras têm se posicionado como prestadoras de serviços e adotado elementos de diferenciação competitiva, focados em gestão da produção; redução de custos; aumento da produtividade; racionalização de projetos; inovação tecnológica; planejamento e controle de obras. Estes fatores interligados influenciam prazos e custos de obra, tornando-se elementos imprescindíveis para uma boa gestão dos empreendimentos imobiliários.
 
Diante destas novas tendências, a Mapah desenvolve serviços de auditoria para o setor com foco na administração da obra; utilização de controles internos; gestão de compras e contratos; gestão dos custos, qualidade e prazos de entrega; análises de possíveis riscos e tomadas de ações para o êxito do negócio.


Nossa equipe

Contamos com equipe técnica especializada no gerenciamento de obras, dividindo-se em duas frentes estratégicas: finanças e engenharia. Uma voltada exclusivamente para inspeções técnicas na obra, focada em sua evolução, segurança, cumprimento de prazos, qualidade exigida e acompanhamento de prazos; outra focada na gestão dos custos da obra, execução de contratos, aportes, acompanhamento orçamentário, procedimentos de compras e gestão de estoque que permitam maior segurança além de outros procedimentos que aprimoram a gestão, o controle financeiro, resultando na eficácia e rentabilidade almejada pelo empreendedor. 


Metodologia

Nossos serviços são baseados em metodologia e princípios de Gerenciamento de Projetos, entendendo o “projeto” como um empreendimento em sua totalidade. O trabalho envolve as fases de construção e entrega da obra.


Desenvolvimento dos trabalhos

Auditoria de prazos: com base no cronograma de atividades que a construtora realiza, faremos visitas técnicas validando a execução e conclusão daquela atividade, motivos de atraso e discussão de plano de ações mitigadoras para cumprimento ou retomada do prazo ideal;

Auditoria financeira de custos: verificação da adoção de procedimentos mínimos de controle interno para compras e suprimentos, controle de contratos e processo de pagamentos. Acompanhamento dos gastos gerais da obra em comparação aos orçamentos parciais ou executivos, possibilitando a conclusão do empreendimento com os recursos planejados e a prevenção dos riscos financeiros;

• Auditoria de qualidade: verificação de adoção dos procedimentos sobre os sistemas de gestão da qualidade dos principais fornecedores e atividades da construção, com auditoria do Plano de Qualidade da construtora e incorporadora, emissão de relatório de não conformidade e inspeção final para a entrega do empreendimento, garantindo a qualidade do produto final;

Auditoria de RH: auditoria dos recursos humanos envolvidos no empreendimento, com verificação do organograma funcional, identificação e documentação de funções e definição da matriz de responsabilidades; análise do histograma de mão de obra e acompanhamento da mobilização e desmobilização de equipes; fornecimento de feedback; acompanhamento e controle das condições do ambiente de trabalho e da segurança no canteiro de obras;

• Gestão de riscos: trata dos processos de identificação, análise, planejamento de resposta e monitoramento dos riscos para o empreendimento, a partir de estudos específicos consolidados em nossa metodologia, com o objetivo de aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir o dos eventos adversos para o empreendimento.


Objetivo dos trabalhos

• Garantia do cumprimento dos contratos com a identificação de eventuais alterações de escopo e aditivos contratuais;
• Entrega do empreendimento dentro dos prazos, custo e qualidade definidos inicialmente pelo empreendedor;
• Segurança no processo de compras, com o cumprimento de especificações de projeto e a realização de aquisições adequadas de fornecedores confiáveis em momentos oportunos;
• Utilização e alocação de recursos humanos adequados para cada fase do empreendimento;
• Redução e gerenciamento constante dos riscos do início ao término da obra;
• Subsídio aos empreendedores para tomada de decisões estratégicas.