CONSULTORIA ESOCIAL

 
Projetos de consultoria para diagnósticos, preparação e auxílio na implantação do eSocial (SPED da folha de pagamento), e revisão das informações eletrônicas e atendimento do layout, contemplando:
 
1 - Auditoria das Informações (Pré-Mapeamento)
Diagnóstico interno de mapeamento de dados e informações, visando identificar eventuais erros e/ou rotinas que estejam em desacordo com a legislação trabalhista, previdenciária ou fiscal:
 
1.1. Qualificação cadastral:
Análise cadastral (empregador e empregado), visando prover serviços de Qualificação do eSocial para evitar inconsistências que gerarão recusa no recebimento do evento de cadastramento inicial dos vínculos, admissão ou trabalhador sem vínculo. Identificação de possíveis divergências entre o cadastro interno da empresa e o cadastro do CPF e do NIS (PIS, PASEP e NIT) e dados de endereço dos colaboradores, além da obtenção do código de município - IBGE.
 
1.2. Validação dos registros internos - Diagnóstico do sistema de folha de pagamento:
a) Diagnóstico do sistema e rotinas de processamento de folha de pagamento,
b) Análise de conformidade buscando avaliar os pagamentos realizados e cargos existentes, se de acordo a legislação aplicável e direitos;
c) Análise vertical e horizontal dos códigos de pagamento (tabela de rubricas), apontando inconsistências e variações identificadas;
d) Analise se os pagamentos, dentro do escopo definido, estão de acordo com o previsto na legislação;
e) Analise se os cargos cadastrados no sistema da folha de pagamento x CBO Ministério do Trabalho e Emprego;
 
1.3. Apontamento de erros e identificação de soluções:
 Apresentação do apontamento de inconformidades e a identificação de solução.
 
1.4. Mapeamento dos processos
Análise do mapeamento dos processos para as rotinas trabalhistas, SESMT e de contribuições, avaliando o impacto das rotinas dos departamentos responsáveis pela transmissão das informações para o eSocial, sugerindo mudanças nos processos para atender a legislação.  
 
1.5. Recolhimentos
Conferência dos critérios de apuração e recolhimento dos impostos/contribuições devidos e/ou incidentes sobre salários de contribuição (folha de pagamento e contribuintes individuais) e sobre a aquisição/comercialização de produto rural;
 
1.6. Eventos trabalhistas
Conferência e avaliação do processo atual envolvendo prazos de envio de informações que constam no registro de eventos trabalhistas, apresentando relatório com apontamento dos gap´s existentes e indicação de melhorias.
 
1.7. Fluxo de informações
Análise da responsabilidade das informações do esocial envolvendo os departamentos da empresa.
 
1.8. Mapeamento técnico
Levantamento do status das informações necessárias para cumprimento da obrigação versus o leiaute de entrega previsto na legislação.
a) Mapeamento dos campos a serem gerados: definição dos campos obrigatórios, condicionais e não obrigatórios do leiaute do eSocial. Entrega de relatório com status das informações, gap’s existentes e plano de melhorias.
 
1.9. Mapeamento sistêmico
Mapeamento dos gap’s sistêmicos: análise consultiva dos sistemas para atendimento do e Social
 
1.10      . Treinamento
Treinamento in company dos processos estabelecidos para atender as informações tempestivas e legais para eSocial.