Mapah News

Mapah News

Mapah News

Compliance em tempo de crise

Crise. Palavra que sempre esteve muito presente no dia a dia de nós brasileiros, porém, sempre ligada às crises política, econômica, na saúde, etc. Dessa vez, a palavra crise veio associada à palavra pandemia e incerteza. 

As empresas estão lidando com um novo cenário de crise e, infelizmente, até as empresas mais estruturadas que possuem um Programa de Compliance efetivo não previram em seus mapeamentos de riscos a possibilidade de ocorrer uma pandemia e quais seriam as suas consequências. Todavia, empresas que possuem uma estrutura de Compliance ativa estão melhor preparadas para lidar com situações novas e imprevistas. 
Ao implantar um Programa de Compliance, uma das primeiras ações a se desenvolver é o mapeamento de riscos. Conhecendo os riscos que impactam direta e indiretamente nos seus negócios, as empresas têm uma ferramenta de gestão estratégica em mãos capaz de acelerar suas respostas aos problemas que surgem.

Além disso, elas possuem o monitoramento das pessoas e processos responsáveis pelo relacionamento com o Poder Público, fornecedores e demais cenários de “red flags”, o acompanhamento das atualizações legislativas e seus impactos nos negócios e o treinamento dos colaboradores.

É importante ressaltar que, ao implantar um Programa de Compliance, a empresa começa a se familiarizar com novos conceitos e práticas como gestão de riscos e gestão de crises. Treinamentos são realizados para que os colaboradores entendam a importância do seu papel no dia a dia da empresa bem como em momentos adversos. Assim, estarão melhor preparados para cumprirem as suas obrigações legais e obrigações éticas em consonância com os valores da empresa.

Diante de uma crise, as boas práticas recomendam a criação de um comitê de crise para avaliar o novo cenário, os seus impactos, bem como estudar novas ações a serem desenvolvidas. Este comitê irá desenvolver um plano de ação que será revisado periodicamente de acordo com a mudanças de cenários. Este plano irá estabelecer ações e responsáveis, bem como analisar cenários que definem algum tipo de risco para as pessoas, os ativos ou a reputação da sua empresa.

Atualmente, novas leis estão sendo publicadas para auxiliar as empresas a lidarem de maneira mais branda ou menos sofrida com o cenário econômico instalado pelo isolamento social. Mudanças que provocam o estabelecimento de novos relacionamentos com colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade em geral.

Agilidade é o que irá diferenciar os resultados das empresas durante a crise. Quanto maior o conhecimento da sua empresa, maior será a sua capacidade de reação e de planejamento de ações futuras, mesmo que seja um planejamento a curto prazo.

É importante estar preparado para não tomar decisões equivocadas e não emitir declarações imprecisas e conflitantes com os seus valores para o seu público interno e externo.

A sua empresa está preparada para lidar com todas estas mudanças e com o novo cenário pós-pandemia?

Anna Bastos
Compliance Officer do Grupo Mapah

 

Fonte: MAPAH

Lista de Conteúdos

Cadastre-se e fique por dentro!

Receba atualizações diretamente no seu email